sábado, 14 de maio de 2016

Psicomotricidade

 A integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso é chamada de ação psicomotora. Estas atividades precisam acontecer em grande quantidade durante o período escolar que compreende a educação infantil e o ensino fundamental - anos iniciais.  A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

 Desenvolvi este jogo e meus alunos amaram!!! Afinal é brincando que se aprende! 




Espero que tenham gostado da dica!

Beijinhos



domingo, 8 de maio de 2016

Feliz dia das Mães

 O Blog "Laura Presente de Deus" deseja parabenizar à todas as mães! 
 Sabemos que ser mãe não é apenas dar a luz e amar incondicionalmente, vai muito além disso! A responsabilidade de educar e preparar um ser humano para inserir em uma sociedade tão corrompida e preconceituosa.
Neste dia, desejo não só apenas felicidades e outras palavras clichés que costumamos falar, desejo sabedoria para educar, orientar, e forças para não desistir, isso mesmo desistir, vejo pais desistindo tão facilmente de seus filhos. Educar é uma tarefa árdua que requer esforço e dedicação, se está sendo fácil então você não está educando seu (sua) filho (a). A educação é uma arma preciosa para o sucesso de um futuro melhor! Beijos e Parabéns à todas as mamães inclusive a minha que está tão longe😘




Hiperatividade ou Traquinagem?


  Sou professora de Educação infantil em um Colégio particular. Todos os anos recebemos diversos alunos, uns tímidos, outros bem agitados. Mas algumas características nos chamam atenção. E como identificar se a agitação está dentro do que chamamos de "normal"?
 Os pais e educadores de crianças entre 3 e 7 anos, sabem o quanto é difícil prender a atenção destes pequenos por muito tempo. Se a criança é agitada a tendência é logo ir imaginando mil coisas. Mas na verdade precisamos ficar atentos porque nem todo comportamento agitado de uma criança nesta idade é hiperatividade. Crianças nesta idade possuem muita energia que precisa ser gasta com muitas atividades de movimento. Eles não querem ficar parados. Em sala de aula, quando percebo que a turminha está agitada, paro tudo e vamos ao parque ou fazemos alguma atividade com bastante movimentação para que eles possam "queimar" esta energia vital que existe dentro deles. 
 A hiperatividade está ligada a motricidade aos movimentos. O TDAH (transtorno de deficit de atenção) fica evidente na fase escolar, ente os 7 anos de idade, normalmente a professora sinaliza aos pais que algo está acontecendo e solicita um acompanhamento, onde é feito uma avaliação e são os profissionais que fazem este diagnostico. A criança com TDAH apresenta algumas características que são: 

-agitação (esfregar mãos ou pés, contorcer-se na cadeira, balançar objetos…);
-distrair-se facilmente com outros estímulos;
-dificuldade em permanecer sentado;
-realizar com frequência atividades perigosas sem pensar nas consequências;
-parece não escutar o que é dito;
-perder materiais necessários para as tarefas ou atividades;
-dificuldade em brincar tranquilo, com uma coisa apenas;
-deixar uma tarefa incompleta para realizar outra;
-problema em manter-se atento às atividades lúdicas;
-não aguenta esperar a sua vez em algum jogo ou tarefa em grupo.
 O TDAH precisa ser tratado por um bom Neuropediatra, Psicologo infantil, Psicopedagogo. O tratamento é feito através de terapias e medicamentos. E com a ajuda destes profissionais esta criança poderá levar uma vida "normal". E deve continuar o tratamento na fase adulta também.


 Compartilho com vocês este vídeo que esclarece com bastante propriedade o TDAH. Prof. Paulo Mattos.


Espero que de alguma forma eu tenha ajudado a quem passa pelo problema ou conhece alguém que passa. 



Um forte abraço!

Leila Rocha - Pedagoga e estudante de Psicopedagogia.

Visitantes

Postagens