quinta-feira, 22 de novembro de 2012

GRAVIDEZ SEM SINTOMAS É NORMAL?

Pessoal li um artigo no site http://vilamulher.terra.com.br   que me chamou atenção.
E quero compartilhar com vocês!!!


Nos primeiros meses de gravidez é muito comum as grávidas terem náuseas e tonturas constantes. No entanto, em muitas mulheres, esses clássicos sintomas gestacionais variam de intensidade e em outras nem são sentidos.
Mas isso não deve ser motivo de preocupação!
A médica obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Cecilia Helena Barboza afirma que não tê-los é normal. "Uma pequena parcela não relata sintomas como enjoo, vômitos e tontura. Já sintomas como urinar com maior frequência são bem mais comumente citados", diz.
Dra. Cecília afirma que o enjoo não tem uma causa bem estabelecida: "Alguns acreditam estar relacionado com os níveis hormonais, principalmente do beta HCG, que aumenta até por volta do terceiro mês e depois declina, coincidindo com o período mais comumente associado ao sintoma".
Outros, porém, confiam ser um sintoma psicossomático, mais relacionado com a parte emocional e psíquica de aceitação dessa nova fase. "A tontura está mais correlacionada com a queda de glicemia e/ou pressão arterial. Já os desejos alimentares não encontram respaldo científico, mas são evidenciados na prática clínica", informa Cecília.
Como todos os sintomas a obstetra explica que o aparecimento e intensidade dependem de vários fatores, como sensibilidade individual, capacidade de suportar mudanças, emocional, psicológica, ambiente, relacionamento com a família e com o parceiro, idade, desejo de engravidar,planejamento prévio e outros.
"Nos casos de gravidez indesejada, falta de planejamento, idade muito jovem e falta de relacionamento estável com o parceiro, os sintomas tendem a ser mais presentes e intensos. E, sem dúvida, as mais imaturas, inexperientes e inseguras tendem a sofrer mais sintomatologia", descreve Barboza.
E se você já ouviu que o fato de não ter sintomas significa que terá uma criança do sexo masculino, pode desencanar porque é mito! "Não existe nenhuma relação entre o sexo da criança e os sintomas. Apesar de ter relato constante no consultório de azia relacionada ao cabelo do bebê, feto mais agitado relacionado a meninos, formato da barriga relacionado ao sexo, não existe nenhum embasamento cientifico conhecido", assegura a obstetra.
Dra. Cecilia narra que normalmente os sintomas gestacionais surgem após o atraso da menstruação e, em sua maioria, são motivados pelas alterações hormonais, predomínio da progesterona e aumento do beta HCG. "Alguns são causados pelas mudanças físicas da gestante. Porém, passados os três primeiros meses assintomáticos, a chance de não sentirem mais enjoos é real", afirma.
A ausência de enjoos, no entanto, pode ocorrer durante a gestação inteira. "Existem mulheres que não experimentam esse sintoma por toda a gravidez e ficam em dúvida, no início, se de fato de estão grávidas", relatou Cecilia Helena Barboza.
Por Stefane Braga (MBPress)

10 comentários:

Carol Alves disse...

adorei amiga o post tb acho que não tem muito a ver os sintomas com o sexo mas na gravidez dos meus meninos não tive nenhum sintoma nem me sentia grávida,e nas 3 gestações engordei de 7 a 8 quilos,já na gravidez da minha filha senti tudo principalmente nos 3 primeiros meses o enjôou era terrível só não vômitava, engordei 20 quilos + ou -,logo de inicio imaginei consegui a minha menininha,pq foi bem diferente dos meninos...bjoos

Lucimar da Silva Moreira disse...

Acho que toda mulher quando está grávida sente algum sintomas, mas já ouvi falar que tem mulheres que ficam grávidas e nem percebe que estava grávida, como foi o caso de uma jogadora não me lembro se foi de uma jogadora de basquete, ela estava grávida de 5 meses e não sabia, só ficou sabendo quando foi fazer um exame médico para o clube, Leila excente post, lá no blog tem novo post se você quiser dá uma passadinha lá é só clicar no link abaixo, fique com Deus beijos.
http://www.lucimarvirtual.blogspot.com.br/2012/11/xo-piolho.html

Leila disse...

olá Carol realmente as pessoas falam que são bem diferentes uma gravidez da outra... só tenho a Laurinha engordei 9 kg na gestação dela, tive muita azia e enjoos mas sobrevivi kkk e valeu muito a pena tudo o que passei!!!! Obrigada pela visita

Leila disse...

Lucimar obrigada pela visitinha e vou dar uma passadinha no seu blog beijos

Carol Alves disse...

verdade vale a pena passar por tudo isso,depois de 3 meninos a primeira vez que me senti uma grávida normal foi na gravidez da minha filha,antes achava que era frescura pq não tive toturas,enjoos,nem cansaço...já da minha filha nem andar muito eu conseguia e o sono parece que não dormia a anos era só eu sentar que acabava adormecendo,mas foi muito bom parece até que curti bem mais que as outra pq tive que diminuir meu ritmo kkkk....mas vale apena com ou sem sintomas um filho é sempre uma benção.....
quando der passa lá nos meus cantinhos...bjoos
Minha vida com os 4
http://minhavidacomos4.blogspot.com.br/
e minha princesinha Myrella
http://princesinhamyrellaecia.blogspot.com.br/

dado disse...

Estou conhecendo a Agenda dos Blogs e conhecendo seus associados. Seu blog é lindo como todos os demais aqui na agenda. Convido você a conhecer o meu, que assim como a Agenda dos Blogs, tem a mesma finalidade, unir, apoiar e unificar a comunidade blogueira. Visite-me e surpreenda-se com as diversas formas de ajuda que ofereço, em especial o CVC. Aguardo vc em meu site. Um abraço Dado

Anônimo disse...

Já está chegando o Natal
‘*’
‘*’ ‘*’
‘*’ ‘*’ ‘*’
“””U”””
Quero ser uma das primeiras pessoas a lhe enviar uma árvore de Natal.
Tenha um fim de semana abençoado.
Bju
Toninha
http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

tania M disse...

Olá,vim fazer uma visita e adorei ,seu blog é muito show.Desejo um Feliz Natal e um ano novo cheio de alegrias.Tania Mara
www.fuxikitosecia.blogspot.com

Jusci disse...

Olá, vi o seu blog no "Agenda dos blogs" e vim conhecer. Já estou te seguindo.
Venha conhecer o meu blog e seja uma das minhas amigas seguidoras!
http://pontinhosamigosdaju.blogspot.com

Sabrina disse...

Não senti nada na minha gravidez ... nada mesmo !
te vi no agenda de blogs da Magda...
Gostei muito do blog , já estou seguindo , vc esta de parabens !
Conto com Você no meu cantinho ...
Beijos Sabrina
http://sclavascarlet.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!!

Visitantes

Postagens

Blog BoniFrati